Como fazer um relatório de manutenção predial e quais os principais tipos
O relatório de manutenção predial é um documento preenchido durante a execução de um serviço. O documento contém informações essenciais de identificação do equipamento, do técnico responsável e as questões com o que deve ser verificado ou trocado, além de espaço para fotos.
O tipo de relatório de manutenção predial muda de acordo com a categoria de manutenção que está sendo realizada, sendo os modelos de preventiva e corretiva os mais comuns. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles.
Neste artigo, vamos apresentar as principais categorias de relatórios de manutenção predial e como fazer.
Saiba mais: Layout de escritório de contabilidade: quais os principais critérios para a otimização de espaço
Quais os tipos de relatórios de manutenção predial?
Relatório de manutenção preventiva
Este documento traz os dados do serviço de manutenção feito para evitar que as estruturas e equipamentos sejam danificadas ou parem de funcionar. Neste reparo, é feita a análise do estado atual e, caso necessário, seja realizada a troca de uma peça ou atualização de seu sistema. Com isso, o relatório de manutenção preventiva permite ao gestor antecipar o momento adequado para a realização de reparos.
Relatório de manutenção corretiva
As manutenções corretivas ocorrem quando um ativo ou equipamento para de funcionar inesperadamente ou ocorre uma falha de operação. O relatório deve constar as causas da falha e o que foi realizado para consertar, além do valor das peças e serviços.
Relatório de manutenção de equipamentos
Este relatório também traz todas as informações sobre os equipamentos que passaram por manutenção, qual a periodicidade e se foram encontrados problemas e qual é o estado de cada equipamento.
Leia mais: Como reduzir custos através da gestão de espaços
Como fazer um relatório de manutenção predial?
Defina as prioridades
Defina as prioridades que devem ser resolvidas, por exemplo, se é uma manutenção corretiva, a prioridade é resolver o problema emergencial. Caso seja preventiva, é possível listar quais componentes dos equipamentos e ativos precisam ser revisados.
Faça um checklist
Outra dica é fazer um checklist, além de agilizar o preenchimento do relatório, os checklists de manutenção contribuem para que o técnico não esqueça nenhum ponto importante da manutenção, incluindo aqueles listados por lei.
Descreva00 os responsáveis e o status
Outro passo importante para fazer um relatório de manutenção predial é descrever os responsáveis e os status da manutenção. Isso permite que os técnicos tenham clareza de suas atividades, tornando o processo mais rápido e seguro. Além disso, o status de cada tarefa ajuda no planejamento dos próximos passos.
Questões de conformidade e não-conformidade
Em auditorias e inspeções, essa é uma maneira para entender o estado dos ativos, o tempo de vida útil de cada um e os próximos passos para as manutenções ou trocas dos equipamentos.
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!