cronograma de execução de obra

Como montar um cronograma de execução de obra eficaz em apenas 5 passos

Todo mundo sabe que obras são muito complicadas de gerir, são diversas variáveis que podem interferir e causar problemas, atrasos, aumento de gastos, etc. Na tentativa de minimizar estes imprevistos e facilitar a gestão no canteiro de obra, é necessário montar um cronograma de execução de obra.

Este documento apresenta todas as informações sobre aquela obra, como previsão de entrega para cada atividade, orçamento da obra, como será executado o processo da obra, documentação referente a ferramentas e outras informações relevantes.

Tendo isso em mão, é fácil definir quais serão as etapas necessárias para a conclusão da obra, o que será preciso de material para cada uma delas, quanto será gasto e quando irá terminar.

Para que sua obra ocorra da melhor forma possível, neste artigo, vamos mostrar como montar um cronograma de execução de obra eficaz em apenas 5 passos.

Qual a importância do cronograma de execução de obra?

Planejamento é extremamente importante para qualquer atividade que vamos exercer, quando estamos falando em obras, também são necessários. Com o cronograma de execução de obra você consegue identificar gargalos e desperdícios que podem ser otimizados, a fim de diminuir custos e melhorar a eficiência da obra.

Um bom cronograma de execução de obra auxilia a cumprir prazos, ter controle sobre o orçamento, programação de tarefas, gerenciar mão de obra, etc.

Saiba mais: Manutenção hospitalar: como reduzir o custo com o gerenciamento de manutenção de equipamentos

Como montar um cronograma de execução de obra eficaz

Agora, veja como é simples montar um cronograma de execução de obra em apenas 5 passos.

1- Liste todas as atividades

A primeira coisa que você deve fazer é listar todas as atividades que deverão ser executadas para a realização da obra. Isso é muito importante para prever a necessidade de mão de obra e de materiais.

2- Defina os prazos de entrega para cada etapa

O próximo passo é definir os prazos para a entrega de cada atividade e etapa do canteiro de obra. O recomendado é seguir uma ordem cronológica, onde uma etapa só inicia quando a outra terminar.

3- Relacione as atividades

Procure por dependência entre as atividades, por exemplo, para que uma atividade seja realizada, obrigatoriamente, uma outra tarefa deve estar pronta. Defina as prioridades e quais atividades dependem das outras para serem executadas.

4- Execute o cronograma

O próximo passo é executar o cronograma que você planejou, sempre considerando imprevistos e alterações.

5- Acompanhe os resultados

Por último, acompanhe os resultados do cronograma e veja o que foi bem executado e onde pode ser melhorado.

Leia mais: Quais as vantagens de implementar ESG em hospitais

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!