O que são resíduos industriais e quais os tratamentos adequados?
A geração de resíduos industriais é algo comum no processo de funcionamento de uma indústria, eles são gerados em todas as etapas de fabricação de produtos e podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente e aos seres humanos.
Com o aumento dos problemas climáticos, o descarte indevido de resíduos industriais se tornou assunto de bastante relevância, pois é um dos maiores causadores de alterações no meio ambiente.
Para se ter uma ideia, um levantamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), aponta que 47% do lixo industrial paulista não é tratado.
Assim, entender o que são resíduos industriais e quais os tipos, é extremamente importante para que sua indústria esteja de acordo com as normativas para a preservação do meio ambiente.
Leia mais: Quais as vantagens de implementar ESG em hospitais
O que são resíduos industriais?
Primeiro, vamos entender o que são resíduos industriais. Eles nada mais são do que sobras, restos ou dejetos que tiveram origem nos processos de fabricação de produtos. De acordo com a norma NR 25 criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é considerado como resíduo industrial todo material originário de atividades fabris, seja em forma líquida, gasosa ou sólida.
Alguns exemplos podem ser: cinzas, lodos, óleos, escórias, poeiras, borras, etc.
Saiba mais: Manutenção hospitalar: como reduzir o custo com o gerenciamento de manutenção de equipamentos
Tipos de resíduos industriais
Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), na norma NBR 10004, os resíduos industriais podem ser classificados em: Perigosos, Não-inertes e Inertes.
Classe I – Perigosos
A primeira classe engloba todo tipo de material que apresenta riscos à saúde pública e também ao meio ambiente. Esses materiais podem ser identificados por suas características de toxicidade, corrosividade, reativas, patogênicas e de inflamabilidade.
Classe II-A – Não-inertes
Já os materiais da classe II-A, são os resíduos possivelmente contaminantes, que não contêm ou podem conter baixa periculosidade para o meio ambiente ou para a saúde. Apresentam características como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.
Classe II-B – Inertes
Por último, os resíduos industriais da classe II-B são dejetos não contaminantes, que não conseguem alterar a potabilidade da água. Têm grande potencial de reciclagem.
Como é feito o descarte correto de resíduos industriais?
Cada empresa é responsável por realizar o descarte correto dos seus resíduos industriais. Esses materiais exigem descarte e tratamento diferente dos resíduos residenciais produzidos nas cidades.
Cada tipo de resíduo exige um tratamento adequado, que pode ser: secagem ou desidratação, compostagem para transformação em adubo ou fertilizante orgânico, pirólise, solidificação, trituração, etc.
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!