Quais as vantagens de implementar ESG em hospitais

O ESG está se tornando uma tendência mundial no mercado. Para você ter uma ideia, o relatório da consultoria PwC prevê que quase 60% dos ativos mútuos europeus estarão, até 2025, em fundos que seguem os critérios ESG, num volume que deve atingir US$ 8,9 trilhões (aproximadamente R$ 50,6 trilhões). 

Já a B3, bolsa de valores brasileira, tem entre as companhias que fazem parte de seu Índice de Sustentabilidade Empresarial 83% de empresas que carregam o ESG em seus planejamentos, objetivos e resultados.

Ou seja, o mercado está cada vez mais englobando iniciativas com ESG. Uma ótima oportunidade está se apresentando para hospitais e toda a área da saúde, já é possível encontrar diferentes exemplos de hospitais com ESG. 

Se você quer saber qual a importância de implementar ESG em hospitais, continue lendo nosso artigo até o final.

O que é ESG?

O ESG (Environmental, Social and Governance) é um conjunto de normas e práticas que possuem o objetivo de definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.  Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização.

A sigla em inglês faz alusão aos três pilares do conceito: o meio ambiente, causas sociais e a governança. Ou seja, é uma maneira de medir se a empresa é realmente uma opção viável de investimentos sustentáveis, capazes (e engajados) de gerar impactos financeiros, sociais e ambientais positivos.

Assim, a incorporação do ESG à estratégia e modelo de negócios das organizações reitera a máxima de que propósito e lucro são indissociáveis. No tópico abaixo, descubra como o ESG em hospitais é uma prática importante.

Leia mais:  3 soluções proporcionadas pela ESG e sustentabilidade

A importância do ESG em hospitais

Atualmente, vivemos em um período de mudanças na sociedade e de conscientização para temas como a sustentabilidade, alterações climáticas e valorização do capital humano. Com isso em mente, o conceito de ESG em hospitais passou a ser muito valorizado e os hospitais também podem ser beneficiados por essa mudança.

Uma das tendências que será possível ver já nos próximos anos é o aumento da presença de investidores dispostos a colocar seu dinheiro em empresas que possuem projetos ESG em hospitais.

Outro fator positivo do ESG em hospitais é o apoio a causas sociais e ambientais, dessa forma, o hospital garante iniciativas que priorizem o desenvolvimento sustentável e lucrativo, evidenciando-se como instituição responsável quanto à privacidade, ao meio ambiente e ao desenvolvimento social.

Isso pode gerar benefícios para o hospital, como: à redução de custos por meio de processos e indenizações, o engajamento de todos os níveis da instituição de forma integrada, e, ainda, a facilitação na captação de recursos externos que auxiliem no desenvolvimento, na otimização e no avanço das atividades empresariais do hospital.

Confira: Qual a relação da sigla ESG nas empresas?

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!