Entenda a diferença entre manutenção corretiva e emergencial
Preparar sua empresa para superar os problemas e defeitos que aparecem no dia a dia pode ser muito difícil. Muitas situações podem acontecer que exigirá da empresa uma manutenção para que a produção continue.
Hoje, falaremos sobre a diferença entre duas manutenções: a manutenção corretiva e a manutenção corretiva emergencial. Para entender melhor, continue a leitura deste artigo.
O que é manutenção corretiva?
A primeira que iremos falar é sobre a manutenção corretiva. Ela é realizada para corrigir falhas e danos identificados através de análises e diagnósticos de manutenção preventiva. Ou seja, a manutenção corretiva não é programada, apenas quando um item, equipamento, ferramenta ou estrutura é danificada.
Quando é identificado que este dano será motivo para perda de desempenho ou de confiabilidade, é iniciado o processo de manutenção corretiva para lidar com o problema o mais rapidamente possível.
A estratégia de manutenção corretiva é uma escolha mais custosa, além de poder gerar perda de tempo para as equipes e negócios, pois precisam parar a utilização do material de última hora, sem estar necessariamente preparada para suprir esta demanda.
Como a manutenção corretiva só é feita a partir de uma falha, algumas vezes envolve paradas e depende de muito tempo e mão de obra.
Leia mais: Quais as principais legislações sobre manutenção de edifícios
O que é manutenção emergencial?
Já a manutenção emergencial pode ser considerada uma continuação da manutenção corretiva. Assim como a anterior, ela não é programada e pode ser acionada devido a uma falha de ativo da empresa.
Isso leva ao desligamento do equipamento e à paralisação do processo de produção que envolve este componente. Esta paralisação, futuramente, é revertida em danos financeiros para a empresa.
Semelhante à manutenção corretiva, a manutenção emergencial é feita para evitar acidentes e situações de risco para as pessoas, meio ambiente ou risco de afetar a qualidade do produto final.
Como ela se dá sem planejamento, também não é possível realizar a substituição ou a utilização de outros equipamentos para suprir a demanda causada pela paralisação do equipamento.
Saiba mais: Manutenção corretiva de ar condicionado: 3 erros para evitar
Diferença entre manutenção corretiva e manutenção emergencial
É possível perceber que os dois modelos de manutenção são muito custosos e semelhantes. A decisão pode ser difícil de ser feita e o que vai determinar essa escolha é a gravidade da falha. Por isso, é importante ter uma boa gestão de manutenção para tomar a decisão certa.
Apesar de serem feitas quando aparece um problema ou defeito, a manutenção corretiva, em algumas situações, pode ser programada ou agendada, enquanto a emergencial, como o próprio nome já diz, é urgente, é feita diante de uma emergência que deve ser prontamente resolvida.
Como a TDGI pode ajudar
Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.
Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.
Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.
Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!