engenharia hospitalar

6 Desafios da engenharia hospitalar e como superá-los

Você já ouviu falar em engenharia hospitalar? Ela é um ramo da engenharia que tem como objeto de estudo os hospitais. Assim, visa garantir o melhor funcionamento de todo o complexo hospitalar.

Porém, existem diversos desafios que podem aparecer no dia a dia e a engenharia hospitalar deve estar preparada para solucioná-los. Por isso, separamos os 6 principais desafios e como superá-los.

O que é engenharia hospitalar?

A engenharia hospitalar é responsável por garantir o bom funcionamento da infraestrutura hospitalar, garantindo a manutenção de: sistemas elétricos, sistemas de climatização, sistemas de ar comprimido, sistema de comunicação, telefonia e internet, sistema hidráulico e de vapor.

A engenharia hospitalar trabalha em parceria com a engenharia clínica para oferecer o melhor espaço e os melhores equipamentos para o bom funcionamento do hospital.  

Confira: Qual a importância de uma boa gestão hospitalar?

Desafios da engenharia hospitalar

Muitos desafios podem aparecer na engenharia hospitalar, porém, separamos os principais deles para que você esteja preparado, caso eles apareçam.

Atender as normas técnicas

Existem diversas normas técnicas que a engenharia hospitalar precisa seguir e atender todas elas pode ser uma tarefa desafiadora. 

Gerenciar instalações especiais

Prédios hospitalares também necessitam de instalações mais complexas. Essas áreas precisam ser gerenciadas corretamente para garantir a segurança, a confiabilidade e a qualidade dos serviços.

Planejar as manutenções adequadas

A manutenção da infraestrutura é uma das principais atividades da engenharia hospitalar. Quando o planejamento é bem feito, ele assegura que as edificações e seus equipamentos funcionem com o melhor desempenho, garantindo maior segurança aos pacientes e qualidade no trabalho dos profissionais de saúde.

No entanto, a manutenção no ambiente hospitalar carrega muitos desafios. Qualquer erro pode comprometer a saúde e até a vida dos usuários. 

Saiba mais sobre: Projeto de redução de custos hospitalares: como implantar dentro da situação de saúde?

Atender as orientações da vigilância sanitária

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por meio da Vigilância Sanitária, é responsável por fiscalizar, orientar e autorizar o alvará sanitário de estabelecimentos de saúde. Dessa forma, é necessário que a engenharia hospitalar tenha conhecimento sobre as normas da ANVISA.

Seguir o plano diretor hospitalar

Além das normas técnicas e sanitárias, a engenharia hospitalar também deve atender ao as normas e políticas definidas pela gestão da instituição. Essas normas são chamadas de Plano Diretor Hospitalar, que engloba diversos aspectos assistenciais, socioeconômicos, administrativos, tecnológicos e médicos.

Ou seja, é extremamente importante que as equipes da engenharia hospitalar tenham conhecimento prático do Plano Diretor Hospitalar e saibam como utilizá-lo e combiná-lo com o planejamento e suas atividades aos parâmetros.

Promover a humanização das instalações

Por último, outra dificuldade é a humanização da instituição. É necessário trabalhar aspectos que vão além da medicina, que garantem satisfação e qualidade no atendimento. Alguns exemplos de soluções que a engenharia hospitalar pode utilizar são: áreas verdes, redução de ruído, melhorias na iluminação.

Ou seja, é necessário não apenas garantir a manutenção e os cuidados das áreas hospitalares, mas também adotar ações mais humanas.

Leia mais: Manutenção hospitalar: como reduzir os custos com o gerenciamento de manutenção de equipamentos?

Como a TDGI pode ajudar

Para assegurar a conservação das estruturas e instalações prediais com os melhores serviços e processos de manutenção em hospitais, conte com um parceiro sólido, confiável, experiente e com conhecimento de mercado.

Empresa multinacional de engenharia, a TDGI promove o funcionamento adequado das instalações e reduz custos com os serviços de gestão e execução de manutenção técnica.

Atuamos com as melhores práticas do mercado, cumprimos os SLAs estabelecidos e garantimos que o cliente foque exclusivamente no seu core business. Tudo com o objetivo de valorizar os ativos dos nossos clientes e criar relacionamentos de longo prazo.

Ficou interessado em saber mais detalhes? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!