Manutenção hospitalar: Como reduzir o custo com o gerenciamento de manutenção de equipamentos?
O gerenciamento da manutenção dos equipamentos hospitalares é fundamental para o bom funcionamento de um hospital. É crucial que o equipamento esteja em boas condições de funcionamento e que todas as peças sejam substituídas conforme necessário.
Existem muitos tipos diferentes de manutenção que precisam ser realizados em equipamentos hospitalares, dependendo do tipo e função do equipamento. No entanto, existem algumas diretrizes gerais que podem ajudar a garantir que qualquer manutenção seja realizada corretamente e com risco mínimo.
Há dois tipos principais de equipamentos hospitalares: bens de capital e consumíveis. Itens de capital são itens como camas, cadeiras de rodas ou suportes intravenosos, que eventualmente precisarão ser substituídos, mas podem durar muito tempo antes que isso aconteça; consumíveis são coisas como agulhas ou seringas que duram apenas por um curto período antes de precisar
Se você deseja reduzir esses altos custos, precisa encontrar maneiras de reduzir a quantidade de tempo que seu equipamento fica ocioso e com que frequência seu equipamento precisa ser reparado ou substituído porque foi usado demais ou não o suficiente.
Este artigo vai falar sobre como você pode gerenciar a manutenção dos equipamentos do seu hospital e como reduzir gastos desnecessários.
Como fazer o gerenciamento de manutenção de equipamentos?
A manutenção do hospital é um processo crítico que pode significar a diferença entre uma operação suave e eficiente, ou uma interrupção por falha do equipamento.
O primeiro passo na manutenção do hospital é identificar os equipamentos mais importantes e colocá-los em um cronograma para inspeção regular.
Isso pode ser feito designando funcionários para tarefas específicas, como verificar vazamentos ou garantir que a pressão da bomba esteja dentro dos parâmetros operacionais normais.
A manutenção regular também ajudará a identificar quaisquer problemas com o equipamento antes que se tornem emergências, o que economiza tempo e dinheiro.
Há ainda uma série de fatores que podem afetar a manutenção do equipamento e esses fatores precisam ser atendidos pela equipe de manutenção.
O primeiro fator é a complexidade. A equipe de manutenção precisa entender o quão complexo é um equipamento e quanto tempo levará para mantê-lo. Isso irá ajudá-los a planejar seu trabalho e também garantir que eles não trabalhem mais do que podem lidar de uma só vez.
Outro fator é o ambiente, que inclui coisas como temperatura, umidade, poeira, vibração e muito mais. Tudo isso precisa ser controlado para que o equipamento funcione corretamente sem problemas.
Como reduzir os custos com o gerenciamento de manutenção de equipamentos?
A manutenção dos equipamentos hospitalares é um fator crucial e caro para os hospitais. É uma parte do funcionamento do hospital que precisa ser cuidada para garantir a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes.
Existem várias maneiras pelas quais os hospitais podem reduzir seus custos relacionados à manutenção de equipamentos. Alguns hospitais têm uma política de substituição de equipamentos antigos por novos, de modo a evitar quaisquer fatores de risco associados a equipamentos antigos. A outra maneira é terceirizar seu trabalho de manutenção para fornecedores terceirizados que oferecem serviços especializados a preços muito mais baixos do que o que o hospital pagaria se tivessem feito isso sozinhos.
A seguir estão algumas das maneiras pelas quais os hospitais podem reduzir o custo através do gerenciamento da manutenção de equipamentos.
- Implementar um centro de reparo de equipamentos centralizado para oferecer serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana e reduzir os custos associados aos reparos no local;
- Realizar inspeções regulares para identificar possíveis problemas antes que se tornem maiores;
- Invista em manutenção preventiva e análise preditiva para evitar avarias, avarias e reparos dispendiosos.
Hospitais são instalações de alto custo e alta manutenção.
Alguns hospitais recorreram ao uso de software de IA para reduzir custos e melhorar a eficiência. O software de IA pode ser usado para tudo, desde agendamento de consultas até monitoramento de manutenção de equipamentos.
A melhor maneira de um hospital colher os benefícios da IA é implementá-la como uma ferramenta que ajuda nas operações do dia a dia.
Veja mais: Gerenciamento de manutenção de equipamentos: 5 principais preocupações em hospitais
Conte com auxílio especializado
Para fazer um eficiente gerenciamento de manutenção de equipamentos, conte com uma empresa experiente, com profissionais especializados, bem treinados e que conhecem as principais práticas e pontos de atenção para a manutenção dos utensílios médicos e hospitalares.
A TDGI é uma empresa de engenharia multinacional que realiza a gestão de operação e manutenção para instituições de saúde. Atuamos com equipes de engenharia e técnicos de eletromedicina para a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos médicos.
Nosso objetivo é garantir a integração e satisfação de nossos clientes, cumprir com os níveis de acordo estabelecidos e valorizar os seus ativos. E tudo com qualidade, eficiência, segurança e as melhores soluções do mercado nacional e internacional.
Quer conhecer melhor os nossos serviços? Entre em contato agora mesmo!