Quais são os indicadores de confiabilidade e manutenção industrial?
A confiabilidade e manutenção industrial é o que dá credibilidade em relação ao andamento dos processos da fábrica. Para que seja verificado o desempenho das atividades, a manutenção da estrutura industrial precisa estar conforme a programação de mantenabilidade.
A NBR 5462 é clara sobre os tipos de manutenção como forma de monitorar o rendimento dos equipamentos e suas falhas, já que o tempo desgasta os materiais, o uso frequente pode causar falhas nos maquinários, fora situações inesperadas que podem danificar ainda mais a vida útil do equipamento, seja pela liberação de alguma substância corrosiva dentro da fábrica, incêndios ou até mesmos desabamentos.
Com certeza parcela das situações são impossíveis de serem previstas, contudo, uma outra parte pode passar por um plano de prevenção através da manutenção de equipamentos e indicadores de confiabilidade e manutenção industrial.
Permaneça a leitura deste artigo para entender melhor sobre os indicadores de confiabilidade e manutenção industrial.
O que é confiabilidade e manutenção industrial?
Tanto a confiabilidade quanto os tipos de manutenção foram definidos na NBR 5462 por estarem intimamente relacionados à saúde do prédio.
A confiabilidade é a medida que se dá para prever o desempenho e empregabilidade de um equipamento. Por exemplo, digamos que o funcionamento de uma lâmpada tem 90% de confiabilidade. Isso significa que há boas chances de, quando você precisar usá-la, ela estar à sua disposição com mais da metade das possibilidades de ser eficiente.
Já os tipos de manutenção, a normativa descreve as três: preditiva, preventiva e corretiva.
A manutenção preditiva monitora a vida útil do maquinário a fim de garantir que seu tempo de uso seja ainda mais extenso;
A manutenção preventiva se aplica em circunstâncias que são monitoradas constantemente em períodos, a fim de que haja menos manutenção corretiva no prédio;
Já a manutenção corretiva consiste naquela que deve ser feita de forma imediata, pois interrompe a produção. Algum maquinário danificado ou que deve ser substituído, a manutenção corretiva chega sem ser planejada e geralmente por essa razão gera mais despesas.
Veja mais: Quais os benefícios de manutenção preventiva de equipamentos industriais
Ao saber agora sobre confiabilidade e manutenção industrial, veja os indicadores que demonstram a prioridade da indústria sobre um modelo mais seguro de manutenção.
Planejamento de manutenção dos equipamentos
Através de um plano de equipamentos sadio, as chances de gastar com manutenção corretiva são reduzidas, e a confiabilidade e manutenção industrial ganha mais credibilidade.
Maior disponibilidade
Quando se aplica uma manutenção preventiva, o maquinário tem mais disponibilidade para exercer suas funções em vários períodos.
Mantenabilidade
A mantenabilidade, ou seja, a disposição dos equipamentos serem utilizados ou recolocados em condições que podem desempenhar suas atividades é prezada, significa que a confiabilidade e manutenção industrial é uma prioridade e está em melhores condições de trabalho.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para que a redução de custos na indústria seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!