Manutenção corretiva de ar condicionado: 3 erros para evitar
Com a pandemia de Covid-19, muitas reflexões sobre o espaço e a qualidade do ar ambiente vieram à tona. Como não só o Covid-19, outras doenças de caráter respiratório também são transmitidas pelo ar, a manutenção corretiva do ar condicionado deve ser vista como prioridade, principalmente em estabelecimentos fechados e industriais.
Quanto mais fechado o ambiente for, maior a possibilidade de transmissão de partículas com microorganismos nocivos à saúde humana. Ainda mais em grandes cidades, em que os níveis de poluição são maiores, as complicações são variadas. Por essa razão, o ar condicionado como já se denomina deve tornar o ar mais agradável aos que estão no local.
Para garantir o melhor funcionamento do seu ar condicionado, continue lendo para entender a importância da manutenção e erros nos quais prevenir.
Como ocorre a manutenção corretiva do ar condicionado?
A manutenção do ar condicionado consiste em passos que vão desde reparos de peças danificadas do equipamento, até troca de filtro e higienização das peças, além de troca e/ou substituição de equipamentos e peças quebradas. A periodicidade que isso ocorre vai depender da natureza da manutenção.
Há dois tipos de manutenção do ar condicionado: a preventiva e a corretiva. A primeira é definida por uma manutenção periódica e regrada para verificação do estado e funcionamento do equipamento, de maneira a garantir a regularidade do ar condicionado.
Já a segunda, a manutenção corretiva, ela vem ao socorro de situações emergenciais em que a manutenção precisa ser executada o quanto antes para não prejudicar as atividades da empresa.
Veja mais: Manutenção corretiva do ar condicionado: a importância da renovação do ar
A manutenção correta do ar condicionado permite que os colaboradores tenham um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo por se tratar de um investimento de bem estar e de saúde. Para garantir resultados positivos, é necessário entender qual melhor manutenção atende melhor seu negócio.
Erros na manutenção do ar condicionado
Há alguns sinais que deve se atentar para não prejudicar o rendimento e produtividade da sua empresa. Para isso, alguns erros a serem evitados:
Manutenção tardia do ar condicionado
A falta de regularidade ocasiona incidentes e maiores despesas para o orçamento da empresa. Por isso, é interessante empregar como uma prioridade a manutenção dos seus equipamentos a fim de evitar até mesmo o contágio e propagação de doenças respiratórios dentro do prédio.
Não verificar a normativa vigente
A Lei 13.589/2018 dá parâmetros que as empresas devem seguir para este equipamento dentro do estabelecimento, desde de temperatura, climatização etc. Importante regularizar a documentação da empresa.
Não pensar a longo prazo
O que atrapalha o crescimento das empresas são medidas imediatistas por material mais barato e de menor qualidade. Ao pensar a longo prazo, os investimentos são mais estratégicos e inteligentes para redução de custos e uma manutenção mais segura da estrutura.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para ter total segurança na manutenção corretiva do ar-condicionado, é fundamental contar com uma empresa parceira e especializada em cada uma das etapas da manutenção.
A TDGI é uma empresa multinacional de engenharia, que fornece as melhores soluções e promove a excelência na manutenção técnica, possibilitando às empresas um maior foco no core business – ou seja, nas atividades que realmente interessam.
Quer saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar o seu negócio a se destacar no mercado? Entre em contato conosco ainda hoje!