3 razões para adotar uma auditoria energética
O consumo de energia da empresa é um ponto importante para considerar, já que está totalmente ligado ao modo que a empresa enxerga a sustentabilidade e eficiência energética dos processos. Por isso a necessidade de uma auditoria energética para garantir que o consumo está dentro dos parâmetros sustentáveis.
Em razão do consumo residencial e comercial, houve um aumento do consumo de energia no país, segundo a CNN. Com as novas tecnologias e propostas internacionais para reduzir a emissão de poluentes como as metas da ONU até 2030, as expectativas sobre a indústria também crescem.
Os consumidores esperam que as empresas demonstrem que tem compromisso socioambiental. Para garantir que as mesmas empresas se alinhem às medidas sustentáveis, é necessário que elas tenham o selo ESG (Environmental, Social and Governance).
Veja como a ESG está ligada a auditoria energética.
O que é ESG?
ESG corresponde a medidas estratégicas para atuar diretamente no meio ambiente, social e governança das empresas. A empresa possuir o selo ESG é sinônimo de responsabilidade, ética e comprometimento.
Para verificar se a empresa está realmente cumprindo com uma política mais sustentável, é necessário um planejamento para medir e monitorar toda a infraestrutura, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia, e aqui entra a auditoria energética.
Qual a finalidade da auditoria energética?
A auditoria energética garante que a gestão de energia da sua empresa esteja dentro dos níveis estabelecidos pelos padrões nacionais de qualidade. Para isso, ela monitora os materiais, os equipamentos e toda a infraestrutura da empresa para que o consumo esteja controlado e também para reduzir custos.
Através dos relatórios da auditoria energética, é possível avaliar a eficiência das máquinas e instalações para verificar se há necessidade de manutenções corretivas.
Os indicadores da auditoria energética permitem que a empresa fique cada vez mais sustentável e livre de danos ou falhas por equipamentos danificados.
Veja mais: Auditoria energética: o que é e como implementar
Algumas razões para implementar a auditoria energética na sua empresa.
Sustentabilidade operacional
Através da auditoria, fica mais fácil a empresa se enquadrar nas medidas propostas pela ONU e ter o selo ESG. Assim, demonstra mais comprometimento com a natureza.
Fortalecimento da marca
Ao optar por uma cultura em que a sustentabilidade e eficiência energética é importante na empresa, os consumidores e colaboradores verão que podem depositar confiança no seu negócio.
Melhoria contínua
A auditoria energética permite a manutenção preventiva do maquinário, garantindo mais segurança e rentabilidade dos equipamentos. Sem falar que há redução de custos desnecessários e substituição emergencial de máquinas e equipamentos.
Quando os equipamentos precisam ser substituídos, interrompe as atividades e a produção, logo a empresa tem o lucro limitado ou lucro cessante. Dessa forma, investir na auditoria energética previne a manutenção corretiva emergencial e garante que a produção ocorra normalmente.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!