Quais os benefícios do plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais?

Toda empresa necessita de uma manutenção contínua para que os processos estejam em andamento. E é bem mais prático quando se tem um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais para guiar os passos a serem seguidos dentro da produção.

Para garantir a confiabilidade e manutenção industrial, é necessário utilizar da manutenção preventiva de forma estratégica para lidar com as falhas potenciais e correções emergenciais. 

Esse tipo de manutenção preventiva é baseado no tempo e na vida útil do maquinário para estender seu tempo de vida. A princípio pode ser encarado como um investimento caro, mas a seguir vamos descrever os benefícios que demonstram como um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais é um investimento a longo prazo.

As manutenções da empresa

A NBR-5462 dá três tipos de manutenção: a manutenção preditiva, a manutenção corretiva e a manutenção preventiva. 

A manutenção preditiva consiste no monitoramento constante para avaliar os sintomas de falhas potenciais. Essa manutenção é muito utilizada em instituições hospitalares para manter a confiabilidade do equipamento.

A manutenção corretiva é aquela que não foi planejada. A falha já ocorreu e precisa ser corrigida o quanto antes.

Já a manutenção preventiva é a que prevê falhas potenciais e estende a vida útil do maquinário através de inspeções e manutenções periódicas.

Este último tem a pretensão de monitorar as etapas da empresa para identificar o mais rápido possível a falha relacionada a idade do equipamento para que seja corrigida mais rápido, de maneira que evite uma manutenção corretiva que é mais custosa.

Conheça agora os benefícios de adotar um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais.

Veja mais: Quais são as 4 principais etapas do plano de manutenção?

Por que adotar um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais?

Um plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais garante a organização de cada etapa do processo de produção e evita incidentes. Além disso, escolhe quem será o responsável que fiscalizará se o plano está sendo executado corretamente.

Orçamento programado

Através do planejamento de manutenção, já se possui uma base do quanto será gasto através do orçamento inicial. Ainda que haja imprevistos, o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais pode ser adaptado durante o tempo.

Menos ação corretiva

Como já foi citado anteriormente, a manutenção corretiva é emergencial, ou seja, não planejada, pois quando ocorre é porque a falha já ocorreu. Com o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais, as falhas potenciais são extintas e os custos reduzidos.

Mais segurança para os colaboradores

Com o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais em execução, os funcionários terão mais confiabilidade e durabilidade do maquinário, podendo agir com mais segurança na escala produtiva.

Logo, é possível entender porquê o plano de manutenção preventiva de equipamentos industriais é tão importante. Por meio dele, além de ter o checklist das ações preventivas, é possível monitorar o andamento dos processos, se necessário haver adaptações, e dentro disso, eliminar gastos desnecessários com ações corretivas e garantir mais segurança para os funcionários.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.