gestão de manutenção hospitalar

3 motivos para adotar um plano de manutenção hospitalar

A gestão de manutenção hospitalar é elementar para o andamento dos processos dentro da instituição de saúde. O próprio Ministério da Saúde para demonstrar a importância criou um manual específico de manutenção preventiva dos equipamentos hospitalares.

O ambiente hospitalar possui maior risco do que outros pelos equipamentos mais complexos, seja o raio X que emite radiação, os gases presentes para os equipamentos… Em razão disso, a periculosidade é ainda maior, o que exige mais atenção na gestão de manutenção hospitalar.

Quais os tipos de manutenção hospitalar?

Na gestão da manutenção de equipamentos hospitalares há três tipos de manutenção possíveis: a corretiva, a preventiva e a preditiva.

A manutenção corretiva consiste em uma ação corretiva que foi necessária pela falta de uma manutenção constante, logo é um procedimento de urgência para solucionar um problema o quanto antes.

Essa manutenção corretiva não planejada leva a vários fatores de risco quanto à segurança dos funcionários e pacientes. 

Já a manutenção preventiva consiste em evitar a correção corretiva através de manutenções periódicas para garantir a vida útil dos equipamentos. Isso garante mais o bem estar do ambiente hospitalar.

E a última, a manutenção preditiva é definida pelo monitoramento da vida útil dos equipamentos, por isso ela deve ser uma das prioridades da gestão de manutenção hospitalar.

Veja mais a seguir os motivos para adotar um plano de gestão hospitalar.

Prioriza a segurança dos pacientes

O que dizer de um hospital que possui quantidades insuficientes de macas, bombas de oxigênio ou aparelhos danificados, estrutura com fissuras ou situações do gênero? Claramente se trata de um ambiente insalubre e incapaz de abrigar os pacientes que já vão ao hospital para se restabelecer e não para ficar mais debilitados.

Investir em um plano de gestão hospitalar garante mais segurança para toda a equipe médica executar sua função e para os pacientes serem cuidados.

Durabilidade dos equipamentos

Um bom plano de gestão hospitalar estende a vida útil dos materiais das instituições de saúde, preservando mais seus equipamentos e fazendo as substituições pontuais quando necessárias.

Custo benefício

Com a diminuição da manutenção corretiva, maior a preventiva e a preditiva quando incluídas no plano de gestão hospitalar e mais ganhos para o hospital. Isso garante maior eficiência e menos obstáculos com manutenções dentro do período de trabalho.

Conte com a ajuda da TDGI!

Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.

Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.

Quer saber mais? Fale com a TDGI!

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.