Quais os benefícios da ESG na construção civil?
Com o crescente apelo internacional e nacional para uma agenda sustentável e que destaque a responsabilidade social, a ESG na construção civil se faz ainda mais necessária a fim de reforçar sua marca e reduzir gastos desnecessários.
A agenda da ONU prevê uma meta ambiciosa para 2030 quanto à sustentabilidade mundial, e todos os gestores vêm sendo cobrados por uma postura humanizada e responsável sobre o futuro. Logo, a ESG – Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, na tradução livre) é um sistema estratégico que cumpre tanto essa postura social esperada pelos consumidores como defende os interesses comerciais das empresas.
Um estudo levantado pelo Instituto Akatu e a GlobeScan mostra que cerca de 70% dos consumidores desejam que as empresas não agridam o meio ambiente e mais de 60% dos brasileiros esperam que as mesmas empresas estabeleçam metas para tornar o mundo melhor. Logo, é imperativo que a ética empresarial responda de forma a atender as expectativas do público.
O selo ESG é agora sinônimo de qualidade e responsabilidade. Os consumidores ficam atentos quando a cultura empresarial tem como uma das principais prioridades o meio ambiente. A Forbes mesmo destacou as principais organizações que mais atuam em doações e em medidas sustentáveis.
Também a ESG na construção civil é uma agenda de práticas de governança para que as empresas dêem espaço e importância para questões socioambientais. A transparência, a ética e valores são novos focos para tomada de decisões das lideranças das organizações que querem atender melhor os seus consumidores.
Veja mais destaques que a aplicação do sistema ESG na construção civil proporciona em sua empresa.
Postura positiva
Os investidores sabem que empresas que pretendem se ajustar a uma postura social e ambiental têm mais chance de crescimento, tanto pelo desejo dos consumidores como pela tendência de mercado. Sua marca ganha assim mais visibilidade positiva e fica ainda mais bem posicionada.
Mais lucros e menos gastos
As emissões de gases poluentes devem-se à falta de manutenção e uso de recursos naturais que podem ser substituídos por renováveis. Desse modo, a ESG na construção civil é um investimento inicial a longo prazo que valerá a pena ao longo dos anos.
Maior produtividade
A ESG na construção civil torna a produção mais eficiente, tanto na parte hidráulica quanto elétrica pelas adaptações e manutenção do sistema das empresas. Com a redução de poluentes, a vida útil do material também é bem maior.
Benefício social e ambiental
As nações do mundo todo estão focadas em reduzir os gases poluentes para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Logo, isso demonstra um compromisso social com a população ao redor e também com o meio ambiente.
Logo, a ESG na construção civil é de suma importância para construção ao entorno de forma responsável, para se fazer um uso consciente da energia elétrica assim como do consumo de água. Desse modo, a população ao redor é favorecida e respeitada.
Também as empresas saem ganhando com mais investidores, redução de gastos e mais eficiência, além de uma postura mais sustentável que marca positivamente a marca.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!