4 dicas para uma boa gestão de compras
Se existe uma atividade que todas as empresas são praticamente obrigadas a fazer é comprar, certo? Então, como é algo que não dá para fugir, o melhor é se planejar e fazer uma gestão de compras eficiente, garantindo os suprimentos necessários para o seu negócio funcionar corretamente sem correr o risco de um desarranjo nas finanças.
Por isso, o setor de compras, assim como o de vendas, deve ser considerado estratégico, especialmente quando o assunto é a redução de custos e a melhora nos resultados.
Gestão de compras: como fazer?
Confiar em profissionais não qualificados e com pouca experiência para a execução de suas atividades pode então acarretar enormes prejuízos para as empresa em diversas frentes diferentes e levando-as até à falência, em alguns casos extremos.
Na construção civil, por exemplo, a mão de obra responsável pelas instalações elétricas e hidráulicas é tão importante quanto a qualidade dos materiais que serão usados no projeto, já que se essas instalações não ocorrerem conforme as normas técnicas, riscos graves podem ser potencializados. Isso é um exemplo que ilustra bem como não investir em mão de obra qualificada pode gerar uma escala em problemas que você nem poderia imaginar.
A busca e retenção dessa mão de obra capacitada, entretanto, tem sido um grande obstáculo para os empreendedores de diferentes segmentos. No setor primário, onde são menos comuns planejamentos estratégicos elaborados e organizados, essa deficiência se mostra ainda mais evidente. Isso acontece pois as iniciativas de capacitação são raras e ações de apoio ao desenvolvimento dos funcionários mais ainda. Algumas vezes, por mais que o empresário queira dedicar-se mais a essas iniciativas tão importantes, ele não encontra tempo e/ou verba suficiente para botar essas ações positivas em prática.
Mão de obra qualificada não é custo, é investimento
Esse é outro ponto muito importante, porque existem aqueles que não dão a devida importância ao assunto, priorizando uma economia de gastos a curto prazo.
No entanto, a conta chega a longo prazo, pois o cenário muda e essa economia se torna gradativamente um aumento de custo devido à baixa produtividade da equipe, pouca qualidade na realização das atividades e alta rotatividade e substituição dos profissionais.
Logo, contratar profissionais qualificados significa investir na sua própria empresa e se esforçar para evitar problemas futuros, ao contar com uma equipe que esteja sempre desempenhando seu papel com eficiência, regularidade e qualidade.
Terceirização como ferramenta de otimização
Tendo isso tudo em vista, qual seria a alternativa para as empresas que buscam mão de obra capacitada e qualificada, mas não tem como arcar com as despesas destinadas ao treinamento e/ou não tem tempo para selecionar e recrutar esses profissionais?
Nesse caso, contar com a parceria de uma empresa especializada em terceirização pode ser a melhor resposta para essa pergunta. Aposte em mão de obra especializada para sua demanda e receba profissionais terceirizados que chegam prontos para trabalhar no seu negócio. Você usa a expertise da empresa contratada para achar os melhores talentos disponíveis no mercado e resolve muito mais rápido todas as questões trabalhistas.
Conte com a ajuda da TDGI!
Para que a redução de custos em hospitais seja eficiente, é fundamental que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da TDGI.
Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece aos seus clientes soluções completas e serviços totalmente adequados às necessidades da sua organização.
Contando com profissionais qualificados, nós também te auxiliamos desde o planejamento inicial até a sustentação das suas iniciativas, garantindo a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização constante e o diferencial competitivo para o seu negócio.
Quer saber mais? Fale com a TDGI!