Como aumentar a eficiência energética de equipamentos e instalações

Com um aumento dos custos de energia elétrica, alcançar eficiência energética de equipamentos e instalações não é uma demanda apenas para as residências, mas também para empresas do setor industrial.

De acordo com dados da AIE (Agência Internacional de Energia), o Brasil é o décimo país em escala global que mais consome energia. Na última década, o uso de energia em terras brasileiras aumentou 38%, 8 pontos percentuais acima da média global, que se manteve em 30%. 

Somado ao alto consumo e as taxas que não param de crescer, o uso exponencial de energia ainda afeta consideravelmente o meio ambiente, desafiando governos e empresas a adotarem fontes de energia renováveis, que reduzam os impactos na natureza. 

Diante deste cenário, organizações dos mais diversos segmentos precisam se empenhar para reduzir custos com energia, garantindo não somente melhor planejamento orçamentário mas também contribuindo diretamente para a preservação ambiental.

Com isso, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a sua indústria a alcançar eficiência energética de equipamentos e instalações. 

Veja também: 3 razões para contar com soluções em eficiência energética e sustentabilidade

Como aumentar a eficiência energética de equipamentos e instalações? 

Dentre as principais medidas para aumentar eficiência energética de equipamentos e instalações, podemos citar:

 

  • Analise a sua infraestrutura: muitas vezes, as fábricas acabam gastando uma grande quantia em dinheiro com conta de luz porque os equipamentos utilizados não são os mais apropriados. Por essa razão, o ideal é analisar toda a infraestrutura e, se necessário, substituir peças ou parte das instalações, de modo a alcançar mais efetividade e garantir que todos os maquinários tenham condições para operar adequadamente;
  • Se necessário, faça mudanças no seu espaço físico: outro ponto bastante importante diz respeito ao próprio espaço físico. O ideal é que os colaboradores tenham um ambiente seguro, claro, ventilado e confortável para desempenhar as suas funções. Por sua vez, isso pode ser alcançado por meio de um local inteligente, que saiba dividir os ambientes de maneira estratégica e que garanta não apenas o bem-estar dos funcionários, mas também economia de energia. O mesmo vale para as lâmpadas utilizadas, o ideal é contar com luzes de LED, que deixam o ambiente mais claro e consomem um nível menor de eletricidade;
  • Defina e acompanhe indicadores estratégicos: por fim, não podemos falar sobre eficiência energética de equipamentos e instalações sem citar a respeito da importância dos indicadores de desempenho. É crucial definir métricas estratégicas, que auxiliam no acompanhamento do consumo elétrico, assim como na identificação dos maquinários e setores que utilizam mais energia, insights de melhorias e mapeamento de gargalos. Com os indicadores, a sua organização consegue monitorar a infraestrutura energética com muito mais eficiência.

Leia também: Redução do consumo de energia nas empresas: como os funcionários podem ajudar nessa missão

Conte com a TDGI!

A TDGI é uma empresa com mais de 20 anos de experiência e que oferece às organizações do setor industrial serviços completos de Soluções de Energia.

Contando com técnicos especializados, a TDGI realiza estudos para mapear toda a sua infraestrutura e propor as melhores iniciativas para garantir eficiência energética de equipamentos e instalações.

Desse modo, a TDGI consegue alcançar resultados inovadores como redução de custos e aumento do diferencial competitivo da sua empresa. Quer saber mais? Entre agora mesmo em contato e conheça todos os benefícios que a TDGI pode te oferecer. 

 

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.