Engenharia hospitalar: o que é e como otimizar?

A engenharia hospitalar é uma iniciativa que visa garantir a integridade e o bom funcionamento dos espaços de saúde. Para tal, são realizadas vistorias em diversos equipamentos e infraestruturas desses ambientes, tais como:

  • Sistemas elétricos;
  • Sistemas hidráulicos;
  • Aparelhos de climatização e refrigeração;
  • Sistemas de vapor;
  • Equipamentos de gases medicinais;
  • Manutenção predial.

Para te ajudar a compreender melhor os impactos da engenharia hospitalar e como otimizar esse processo, elaboramos este conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira. 

Qual é a importância da engenharia hospitalar?

A engenharia hospitalar promove uma série de benefícios aos espaços de saúde, o primeiro deles, sem dúvidas, é a segurança dos pacientes, médicos e familiares.

Sabemos que ambientes hospitalares lidam, todos os dias, com casos de saúde delicados, em que os pacientes dependem do auxílio de máquinas, aparelhos de oxigênio e outros aparatos para receberem o melhor tratamento.

Quando o hospital mantém os devidos níveis de manutenção, consegue atingir melhores resultados no atendimento, garantindo também que todos os sistemas internos tenham alta disponibilidade, minimizando riscos de quebras e paradas que prejudiquem a saúde dos pacientes. 

Com isso, a engenharia hospitalar consegue atender as normas técnicas legislativas, promovendo governança e compliance, além de melhor controle de qualidade e gerenciamento efetivo de despesas. 

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre gestão da manutenção hospitalar

Como otimizar a engenharia hospitalar?

Para otimizar as iniciativas de manutenção do seu hospital, algumas iniciativas são fundamentais, como:

  • Tenha um planejamento robusto;
  • Identifique quais são os equipamentos prioritários para o funcionamento da sua instituição;
  • Fique atento às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);
  • Estabeleça e acompanhe indicadores;
  • Disponha de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
  • Treine os seus colaboradores técnicos.

Por fim, outro ponto importante é humanizar todos os fluxos de manutenção, afinal, a sua empresa está lidando diariamente com pessoas em situação de vulnerabilidade, o que já causa estresse e transtorno físico e emocional. 

Por essa razão, todos os técnicos envolvidos com as iniciativas de manutenção precisam realizar as suas atividades com empatia e respeito, especialmente quando é necessário interagir com pacientes, médicos, familiares ou qualquer outra pessoa.

Você pode se interessar: Entenda como calcular o custo de um funcionário terceirizado e se vale a pena

Conheça a TDGI!

A terceirização pode ser uma maneira bastante efetiva de garantir bons resultados na implementação da engenharia hospitalar e a TDGI pode te ajudar.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece serviços completos de Manutenção Técnica e Gestão de Facilities Integrada específicos para o segmento da saúde.

Contando com mão de obra qualificada, a TDGI cuida de todas as fases de implementação, planejamento, monitoramento e constantes melhorias dessas soluções, com o objetivo de proporcionar à sua instituição toda a segurança e estabilidade que precisa para focar no que é essencial: o ativo humano.

Além disso, a TDGI conta com ferramentas completas que auxiliam na gestão estratégica da operação, simplificando a identificação de gargalos e problemas internos.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.