Gestão de espaço: 4 tendências de layout de escritórios que você precisa conhecer
Com o retorno dos trabalhadores ao presencial, cada vez mais empresas estão buscando maneiras de modernizar os seus escritórios e maximizar a gestão de espaço.
Na prática, sabemos que o local de trabalho interfere diretamente no rendimento, motivação e desenvolvimento do colaborador. Por isso, as organizações desejam adotar espaços mais modernos e que garantam o bem-estar dos funcionários.
Para te ajudar nesse processo, separamos algumas das principais tendências de layouts de escritórios que você precisa conhecer para reforçar o seu espaço de trabalho. Continue com a sua leitura e confira.
Leia também: 4 passos para otimizar a gestão de pessoas terceirizadas
4 tendências de layout de escritórios que você precisa conhecer
Dentre as principais tendências de gestão de espaço para adotar no seu escritório, podemos citar:
Valorização dos recursos naturais
Cada vez mais as organizações estão valorizando recursos naturais nos seus espaços internos e externos, como janelas altas que permitem a iluminação natural, colocação de plantas no ambiente e uso de cores e aspectos que remetem à natureza, como azul, verde e a própria madeira.
Essa tendência reforça a comodidade do colaborador, garantindo um ambiente muito mais calmo e tranquilo para que ele desenvolva as suas atividades. Além disso, é possível minimizar custos com gastos de energia, por exemplo, isso porque os funcionários terão a iluminação natural por muito mais tempo ao decorrer do dia.
Crescimento dos escritórios compartilhados
Outra tendência quando falamos de layout de escritório são os chamados coworkings ou escritórios compartilhados. Na prática, consiste em um espaço, todo equipado, em que diferentes empresas ou pessoas autônomas dividem o mesmo local de trabalho.
Geralmente, os coworkings possuem espaços mais horizontais e o layout bastante moderno, com o objetivo de promover o bem-estar e simplificar a adaptação da pessoa que está trabalhando no local, visto que não é algo definitivo e sim temporário.
Além disso, também é comum se utilizar conceitos naturais nos escritórios compartilhados, como a construção de jardins verticais e a utilização de janelas mais altas.
Design de escritórios mais flexíveis
Elencando o tópico anterior, as empresas estão optando por um design de escritórios mais flexíveis, mesmo quando apenas uma empresa utiliza o espaço, sem a necessidade de compartilhar com outras.
A principal razão disso é o trabalho híbrido, em que os colaboradores, apesar de não possuírem mesas, cadeiras e locais fixos dentro do escritório, precisam ter um espaço robusto e que atenda às suas necessidades durante os dias de trabalho presencial.
Escritórios mais horizontais
Por fim, outro layout que é uma tendência nas iniciativas de gestão de espaço é o chamado escritório horizontal, em que os chefes dividem as mesas com a própria operação e não possuem uma sala separada.
Esse modelo visa trazer mais integração para a equipe, melhorando o clima organizacional, aumentando o entrosamento do time com seus superiores, tornando a comunicação mais fluida e garantindo maior desempenho dos colaboradores.
Você pode se interessar: ESG: como combinar práticas sustentáveis no seu planejamento de obras?
Conte com a solução de Gestão de Espaço da TDGI!
A TDGI pode ajudar a modernizar a sua organização. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a TDGI oferece a solução de Gestão de Espaços e Obras, uma iniciativa que garante a elaboração e execução de projetos para remodelação de espaços internos.
Contando com um time de especialistas multidisciplinares, como engenheiros, arquitetos e técnicos, a TDGI acompanha todo o processo da reforma do seu escritório, promovendo segurança, minimização de custos e resultados efetivos.
Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com a TDGI!