confiabilidade de manutenção industrial

Confiabilidade de manutenção industrial: entenda o que é e como garantir na sua fábrica

A confiabilidade de manutenção industrial consiste em um indicador que tem como objetivo estipular o funcionamento de um equipamento por um determinado período de tempo.

Na prática, essa métrica serve para mensurar se um maquinário consegue desempenhar as suas funções com total performance, atendendo às necessidades da fábrica.

A principal intenção de se mensurar a confiabilidade de manutenção industrial é, justamente, minimizar os riscos de paradas repentinas que causem problemas à operação ou gerem gargalos financeiros.

Diante disso, confira neste texto quais são as vantagens que essa métrica promove às empresas do setor industrial e como acompanhá-la.

Você pode se interessar: Manutenção corretiva não planejada: o que é e como implementar?

Quais os benefícios da confiabilidade de manutenção industrial?

Como visto, a confiabilidade de manutenção industrial pode promover às organizações uma série de benefícios, como:

  • Maior controle da operação;
  • Minimização de quebras ou suspensão da produção;
  • Garantia de alto desempenho dos maquinários;
  • Maior controle financeiro dos fluxos de manutenção;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Identificação rápida de possibilidades de paradas;
  • Mais transparência na operação.

Como garantir a confiabilidade nas fábricas?

O primeiro passo para garantir a confiabilidade de manutenção industrial é, justamente, entender como esse processo é feito. Na prática, o indicador é calculado com base em uma série de dados extraídos das iniciativas comuns de manutenção, como as vistorias preventivas e corretivas.

Ou seja, os gestores utilizam o histórico dos equipamentos para mensurar as probabilidades desses maquinários apresentarem algum problema.

Com isso em mente, é importante basear a confiabilidade em dois aspectos principais: planejamento e tecnologia.

Nesse aspecto, é preciso planejar muito bem os processos de manutenção, elaborar um checklist customizado para cada equipamento, orientar o time envolvido nessas atividades, definir indicadores, padronizar os relatórios de manutenção e acompanhar de perto a implementação desses processos.

Quanto mais alinhadas estiverem essas vistorias, melhores serão os resultados gerados e, principalmente, mais informações os gestores terão para conseguir mensurar a confiabilidade dos equipamentos.

E é justamente nesse cenário que entra o uso da tecnologia. É fundamental contar com ferramentas robustas, eficientes, intuitivas, simples de usar e adaptáveis a qualquer dispositivo para garantir um acompanhamento mais detalhado dos maquinários e realizar os cálculos de probabilidade de vida útil.

Por fim, saiba que um planejamento nunca é estático. O ideal é acompanhar continuamente a operação e alterar processos sempre que necessário, mantendo os seus fluxos atualizados e muito bem alinhados.

Leia também: 4 passos para otimizar a gestão de pessoas terceirizadas

Conheça a TDGI!

A TDGI pode ajudar a sua organização a implementar e acompanhar as métricas de confiabilidade de manutenção industrial.

Consistindo em uma empresa especializada em Manutenção Técnica e Gestão de Facilities, a TDGI possui mais de 20 anos de experiência no mercado e auxilia o seu negócio com todas as iniciativas de manutenção, desde o planejamento até o monitoramento de indicadores estratégicos.

A TDGI conta com técnicos especializados e softwares robustos de gestão, que permitem um acompanhamento eficiente da sua operação, garantindo alta performance e redução de custos. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.