planejamento e gestão de obras

3 iniciativas do planejamento e gestão de obras que devem ser otimizadas

O planejamento e gestão de obras é um processo fundamental para garantir a qualidade de uma construção desde o projeto até a finalização, minimizando riscos e promovendo a alta performance desse processo.

Por sua vez, o planejamento prévio também garante alguns benefícios, como:

  • Otimização constantes dos fluxos da obra;
  • Acompanhamento efetivo do time técnico;
  • Redução de custos;
  • Minimização de desperdícios de materiais;
  • Garante que o projeto seja concluído dentro do prazo estipulado;
  • Viabiliza a identificação rápida de qualquer problema;
  • Aumenta a eficiência da operação;
  • Garante o cumprimento de todas as normas técnicas.

Diante disso, confira abaixo algumas iniciativas que fazem parte do planejamento e gestão de obras e precisam ser constantemente otimizadas para promover os melhores resultados às organizações.

Leia também: 4 passos para otimizar a gestão de pessoas terceirizadas

3 iniciativas do planejamento e gestão de obras que devem ser otimizadas

Dentre as principais iniciativas que devem ser otimizadas no planejamento e gestão de obras estão:

1. Planejamento financeiro e orçamentário

O planejamento financeiro e orçamentário é responsável por definir o valor disponível para investimento na obra e o quanto será utilizado em cada processo, seja ele de estrutura, sistemas ou acabamentos.

Dentro desse plano também é estipulado o quanto será gasto com mão de obra, fornecedores, prestação de serviços e outras despesas comuns da execução de um projeto.

Por sua vez, é fundamental acompanhar de perto se o planejamento financeiro e orçamentário está sendo seguido, de modo a minimizar gargalos e garantir sempre um controle efetivo de custos.

Além disso, mudanças ou adaptações do plano podem acontecer e, caso esse seja o cenário, os seus gestores precisam reavaliar o planejamento com rapidez para minimizar os impactos. 

2. Gestão de compras e relacionamento com fornecedores

Outro processo que deve ser otimizado com frequência quando falamos de planejamento e gestão de obras é a gestão de compras, assim como o relacionamento com os fornecedores.

Quanto mais detalhada e transparente for este processo, melhores condições de compra e pagamento a sua organização pode ter com os seus parceiros de negócios, garantindo melhor sustentabilidade financeira de toda a execução do projeto.

Por outro lado, a gestão de compras também envolve o gerenciamento logístico, isso significa que é fundamental mapear muito bem os materiais que você possui, garantir sempre o melhor armazenamento e registrar todas as entradas e saídas, de modo a evitar desperdícios.

3. Gerenciamento do desempenho do time

Por fim, não existe um planejamento e gestão de obras sem a atuação do time. Nesse sentido, é preciso acompanhar de perto o desempenho dos colaboradores, tirar dúvidas, auxiliar com dificuldades e sempre garantir todos os recursos necessários para a execução qualificada do projeto.

Você pode se interessar: ESG: como combinar práticas sustentáveis no seu planejamento de obras?

Conte com a TDGI!

A TDGI pode ajudar a sua empresa com o planejamento e gestão de obras. Consistindo em uma organização com mais de 20 anos de experiência no mercado, a TDGI conta uma equipe multidisciplinar de engenheiros, arquitetos e gestores de obras para implementar as melhores soluções para a sua organização.

Oferecemos o serviços de Gestão de Obras e Espaços (GEO), em que realizamos um estudo detalhado do seu local, definição do orçamento, planejamento da execução do projeto e implementação desses processos.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.