gestão de pessoas terceirizadas

4 passos para otimizar a gestão de pessoas terceirizadas

A gestão de pessoas terceirizadas é um processo crucial a ser implementado em empresas que contratam serviços externos. 

Na prática, essas iniciativas permitem não somente monitorar a performance das equipes, mas também minimizam as chances de qualquer situação que coloque as organizações em risco, como acidentes de trabalho.

Nesse sentido, confira abaixo alguns benefícios que a gestão de pessoas terceirizadas oferece e 4 passos eficientes para implementar esse processo na sua operação. 

Você pode se interessar: Entenda como calcular o custo de um funcionário terceirizado e se vale a pena

Qual é a importância de implementar um processo efetivo de gestão de pessoas terceirizadas? 

Uma das grandes vantagens de manter um gerenciamento efetivo do time, sem dúvidas, é o aumento da produtividade e engajamento de toda a equipe.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, colaboradores que se sentem felizes em seu ambiente de trabalho são 31% mais produtivos. 

Esse aspecto, por sua vez, também tem efeito positivo na qualidade das atividades realizadas pelas operações, garantindo sempre a prestação de um serviço excelente. 

Outro ponto que merece destaque é o aumento do envolvimento dos funcionários como agentes de mudanças. Esse mesmo levantamento citado nos revela que colaboradores satisfeitos com a empresa em que atuam são 3 vezes mais criativos. 

Ou seja, são funcionários que sempre estão em busca de novas maneiras para otimizar o seu dia a dia e resolver problemas com mais agilidade. 

Além disso, uma efetiva gestão de pessoas terceirizadas pode maximizar a retenção de talentos, minimizar o absenteísmo e reduzir custos com a manutenção da operação

4 passos para otimizar a gestão de pessoas terceirizadas

Dentre as principais dicas para otimizar a gestão de pessoas no seu negócio, podemos citar:

  • Tenha metas claras: o contrato acertado entre as empresas precisa estar muito claro para os colaboradores. Nesse aspecto, tenha metas muito transparentes, de acordo com o escopo do serviço contratado, e compartilhe com a equipe, de modo a alinhar com mais facilidade as demandas e atividades;
  • Alinhe a comunicação interna: a comunicação é, sem dúvidas, o aspecto mais importante para garantir o engajamento do time, assim como para criar um ambiente de trabalho mais transparente. Por essa razão, tenha um processo de comunicação interno claro e efetivo, em que todos os colaboradores sejam notificados sobre o que acontece dentro da empresa, assim como eles consigam tirar dúvidas ou enviar solicitações de maneira assertiva;
  • Acompanhe o desempenho do time: muitas empresas acreditam que, somente porque o time atuando internamente é terceirizado, não é necessário acompanhar o seu desempenho. No entanto, isso é um erro. Seja por um monitoramento periódico ou relatórios do próprio prestador de serviço, é preciso entender a performance do time e encontrar pontos de melhorias;
  • Escolha um prestador de serviços adequado: por fim, saiba escolher um prestador de serviço adequado e experiente, garantindo uma parceria colaborativa, pautada em qualidade e eficiência.

Leia também: Empresas que terceirizam serviços: como contratar a melhor

Conheça a TDGI!

A TDGI pode ajudar na gestão de pessoas terceirizadas do seu negócio. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a TDGI oferece serviços completos de Gestão de Facilities e Manutenção Técnica.

Contando com uma mão de obra qualificada e devidamente preparada, a TDGI garante a implementação de serviços completos e qualificados, garantindo redução de custos, alto desempenho e eficiência da sua empresa.

Além disso, a TDGI cuida de todo o gerenciamento da equipe, desde a contratação até um possível distrato, lidando com os treinamentos e encargos envolvidos. Com isso, a sua empresa tem mais tempo e recurso para focar no core business.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.