5 medidas para redução de custos em empresas com manutenção

Implementar medidas para redução de custos em empresas é fundamental não somente para garantir o crescimento sustentável dos negócios, mas também para minimizar riscos e gerenciar de maneira mais estratégica os investimentos atuais.

Quando nos referimos às manutenções, o controle de gastos é ainda mais prioritário, isso porque qualquer gargalo pode gerar graves consequências financeiras e prejuízos aos cofres da organização.

Diante disso, confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a minimizar custos com as vistorias sem deixar de lado aspectos como eficiência e produtividade. 

Você pode se interessa: Como reduzir custos de uma empresa: 7 práticas que ninguém te contou ainda

5 medidas para redução de custos em empresas com manutenção

Algumas medidas para redução de custos em empresas com iniciativas de manutenção que devem ser adotadas no seu negócio são:

1. Ter um planejamento robusto

O planejamento é a base de qualquer iniciativa de manutenção. Sem um plano robusto, dificilmente a sua organização conseguirá implementar processos eficientes ou financeiramente sustentáveis.

Diante disso, faça o mapeamento de toda a sua operação, identificando quais são os equipamentos e infraestruturas que fazem parte da sua empresa e precisam de processos de manutenção.

Nesta etapa, também faça um checklist das vistorias, definindo quais serão as iniciativas implementadas, assim como tipos de manutenção, frequências e responsáveis.

2. Mapear custos

A partir do planejamento realizado, é momento de mapear os custos de manutenção, dividindo entre gastos fixos (que não mudam ao decorrer dos meses) e variáveis (que podem ou não existir, assim como podem mudar os valores a cada mês).

Esse tipo de mapeamento ajuda a elaborar um plano financeiro e orçamentário para as vistorias, de modo a minimizar as chances de surpresas na operação.

3. Gerenciar indicadores estratégicos

Os indicadores de desempenho são fundamentais para os gestores acompanharem os status e a performance das iniciativas de manutenção.

Além disso, essas métricas permitem a identificação de gargalos financeiros (como desperdícios em alguma área ou quebras frequentes de determinados equipamentos que causem prejuízos) e oportunidades de otimização.

Por essa razão, defina indicadores de desempenho estratégicos e acompanhe esses números frequentemente, de modo a observar a operação de maneira mais detalhada e holística.

4.Investir em capacitação

Uma das principais medidas para redução de custos em empresas é o investimento em capacitação. Esses treinamentos minimizam os riscos de erros na operação que resultem em acidentes, quebras e paradas dos equipamentos.

Além disso, apenas um time que entende muito bem as suas atividades é capaz de identificar oportunidades de melhorias. 

5. Contar com um parceiro especializado

Por fim, se você deseja implementar processos de manutenção robustos e eficientes, é crucial contar com um parceiro especializado.

Uma empresa terceirizada oferece tudo o que a sua organização precisa para não somente se adequar às normas regulamentadoras, mas também para alcançar redução de custos e eficiência.

 

Leia mais: Como organizar um departamento de manutenção e ainda reduzir os custos?

Conheça a TDGI!

A TDGI é uma empresa especializada em Manutenção Técnica e Serviços de Gestão Integrada de Facilities com mais de 20 anos de experiência no setor.

Atendendo instituições de saúde, prédios, indústrias e varejo, oferecemos as melhores soluções para o seu negócio, garantindo a implementação de medidas para redução de custos em empresas efetivas para melhor sustentabilidade da sua operação.

 

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com a TDGI

Baixe nosso “Guia prático para redução de custos no setor industrial” e saiba as principais boas práticas para economizar e ter maior competitividade.