gestão de compras

Dicas para fazer uma gestão de compras assertiva

Nos últimos anos, a gestão de compras tem ganhado cada vez mais relevância dentro das organizações, e os profissionais da área têm assumido um importante papel de destaque.

As responsabilidades do profissional de gestão de compras também mudaram. Se antes, o trabalho era meramente burocrático, agora a função exige um perfil mais dinâmico e comprometido com resultados.

Neste texto, você verá 7 dicas para quem busca fazer uma gestão de compras mais assertiva, eficiente e competente.

Veja também: Como reduzir custos de uma empresa: conheça 5 metodologias essenciais para indústrias

7 dicas para elaborar uma gestão de compras eficiente

As dicas abaixo foram pensadas para ajudar os profissionais que buscam uma gestão de compras eficiente e assertiva. Veja quais são:

Organização

Ser organizado é o pré-requisito básico para a função, pois cabe ao gestor de compras ser um dos responsáveis pela continuidade da produção (ou da prestação de serviços) da empresa.

Área de atuação

Conhecer bem a área de atuação é fundamental, uma vez que é preciso compreender as características, os desafios e as particularidades do negócio.

Relacionamento saudável

No setor de compras, relacionamento é a palavra-chave. Por isso, parceiros e fornecedores são essenciais. Atuar de forma transparente e ética em cada negociação faz parte do relacionamento saudável.

Estratégias de negociação

Dominar técnicas, ter uma boa comunicação e ser inteligente para os negócios é primordial para quem busca seguir na gestão de compras.

Indicadores de performance

Construir e acompanhar as metas estabelecidas pela empresa é fundamental para entender se os objetivos traçados inicialmente estão sendo alcançados.

Ética

Ser ético em todas as relações de trabalho é a condição básica para ser bem visto dentro e fora da empresa. Agir de modo transparente é sempre a melhor opção.

Flexibilidade

O bom comprador precisa ser assertivo nas negociações, mas também precisa ter uma certa flexibilidade para conseguir o melhor resultado possível.

Saiba mais: Como organizar a gestão de compras hospitalares e superar desafios

Principais habilidades da gestão de compras

Além das dicas acima, o profissional responsável pela gestão de compras da empresa deve sempre manter o foco na economia. Ao buscar as melhores condições para o negócio, o comprador consegue bons resultados para todos: fornecedores e clientes.

A busca incessante pela qualidade também faz parte do rol de habilidades dos gestores de compras. A procura por um custo-benefício (produtos de qualidade com custo reduzido) é que destaca os melhores profissionais da área de compras.

Para finalizar, ter uma postura proativa, sempre buscando novas soluções e inovações para área, é imprescindível para seguir na carreira e conquistar o sucesso.

Leia também: Redução de custos na indústria: como as tecnologias podem ajudar

Conte com a TDGI para apoiar a gestão de compras

Para ajudar a gestão de compras e obter melhores serviços de manutenção dos equipamentos, conte com a TDGI, uma empresa experiente, com mais de 20 anos de atuação no mercado.

A TDGI realiza a gestão de operação e manutenção para instituições de todos os setores da economia, sempre buscando as melhores soluções para manutenção preventiva, preditiva e corretiva das instalações.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.