Como fazer a gestão de projetos na reforma de escritório
A gestão de projetos aplicada à reforma de escritório é fundamental para que todas as etapas ocorram conforme o planejamento inicial, atendendo aos objetivos específicos da obra, como mudanças de layout ou modernização de ambientes.
O gerenciamento de projetos é um aspecto importante na reforma de escritório para que o resultado alcançado tenha níveis superiores de desempenho, que a obra seja concretizada com menores custos e dentro do cronograma.
Pensando nisso, é importante que os gestores conheçam quais as etapas da gestão de projetos e sua relevância. Confira!
Veja mais: 8 dicas para um gerenciamento de obras eficiente
4 etapas da gestão de projetos na reforma de escritório
A definição das etapas da gestão de projetos deve refletir as particularidades da reforma, sendo sempre personalizada às necessidades específicas da empresa.
Ainda assim, algumas etapas devem invariavelmente fazer parte da estruturação da reforma de escritório para garantir o controle do processo. Veja, a seguir, quais são elas.
Planejamento e projetos prévios
O primeiro passo da gestão de projetos na reforma de escritório é o planejamento a fim de determinar todo o desenvolvimento do que será realizado durante a execução e também no pós-obra.
Por meio do planejamento, é possível definir quais os objetivos da reforma, como por exemplo melhorar a circulação, modernizar ambientes ou otimizar o espaço, e como tais metas serão alcançadas.
Saiba também: Gerenciamento de obras: como ter maior sustentabilidade nas empresas
A análise de projetos prévios permite também investigar qual o cenário atual e as opções de mudanças no espaço, definindo qual abordagem será seguida.
Controle da conformidade do projeto
Por meio da conformidade do projeto, é que se avalia cada fase da reforma do escritório, analisando se elas estão compatíveis com o projeto inicial.
É o controle da conformidade que garante que o resultado final da reforma atenda aos objetivos iniciais, cumprindo os diversos critérios de execução organizados, como orçamento, prazo, materiais, móveis, iluminação e outros.
Controle do orçamento
O controle do orçamento é um aspecto central na gestão de projetos, pois a falta de monitoramento pode levar a empresa a gastar somas muito superiores aos valores inicialmente autorizados para esse fim.
É importante que se tenha um orçamento confiável, considerando os gastos de cada fase. Uma reserva de emergência cuidadosamente utilizada pode ser relevante para que a empresa tenha controle inclusive de imprevistos que possam ocorrer.
Saiba mais: Como mão de obra especializada reduz custos na reforma corporativa
Controle do cronograma da obra
No planejamento inicial, deve ser incluído o cronograma de cada etapa da reforma de escritório, definindo prazos e a sequência apropriada de alterações.
Esse aspecto é fundamental na organização da empresa, pois alguns profissionais podem fazer home office ou atuar em um coworking durante a obra, aspectos que precisam ser planejados.
Quais os benefícios da gestão de reformas?
A gestão de projetos na reforma de escritórios entrega diferentes benefícios às empresas que estão nesse processo de modernização e transformação do espaço, como:
- Minimiza os imprevistos e estabelece planos de resposta a essas ocorrências;
- Melhora a tomada de decisão dos gestores;
- Facilita a resolução de problemas devido à clareza quanto aos processos;
- Torna o controle da reforma mais eficiente;
- Gera conformidade com os objetivos iniciais;
- Melhora a qualidade da obra.
Para alcançar esses objetivos, é fundamental que a gestão de projetos na reforma de escritório seja desempenhada por uma empresa especializada.
Leia ainda: Por que contratar uma empresa especializada em reformas prediais?
A TDGI é uma parceira estratégica para essas demandas, pois conta com uma equipe multidisciplinar completa que abarca desde as etapas de planejamento, execução e controle das diferentes etapas da obra.
Com a TDGI, a reforma de escritório ocorre seguindo o planejamento inicial, atendendo às exigências de controle de orçamento, do cronograma e a conformidade com os objetivos da empresa. Saiba mais aqui!