A gestão de projetos, por definição, consiste em um conjunto de práticas, que por sua vez têm o objetivo de planejar, executar e monitorar todo o plano de uma determinada empresa.
Quando aplicado e direcionado para a construção civil, ele se torna ainda mais específico, e visa assegurar que tudo será devidamente entregue, no prazo determinado pelo cronograma e com uma alta qualidade.
Leia mais: 8 dicas para um gerenciamento de obras eficiente
Como ser mais eficaz com essa gestão?
Para que essa gestão de projetos tenha o sucesso esperado, é muito importante que ela seja implementada antes mesmo do início da obra em si, a fim de evitar qualquer tipo de transtorno durante o caminho.
Dessa maneira, é possível estabelecer e respeitar os prazos, assim como o orçamento estabelecido, cumprindo cada etapa de forma coordenada e organizada, facilitando o espaço organizacional para os seus colaboradores.
Qual a sua real importância?
A gestão de projetos é responsável por alinhar e organizar uma série de pontos dentro de uma obra. Nela é que são traçados os objetivos principais, estabelecidos os prazos, quais etapas são necessárias, quantidade de mão de obra, etc.
Cada um destes elementos é de extrema relevância, com cada obra tendo a sua própria história e realidade, portanto é vital sempre passar por cada um deles, a fim de evitar retrabalhos no futuro.
Podemos dizer, então, que a sua real importância no projeto e execução de obras, é um impacto direto na padronização dos processos e na produtividade de cada etapa.
Técnicas mais usadas
Em qualquer gestão de projetos, existem técnicas que são mais usadas e já estão consolidadas dentro do mercado. A seguir, vamos te contar algumas delas.
PMBOK
O PMBOK nada mais é do que a sistematização de uma série de metodologias e de conceitos, que têm relação direta com a administração do projeto em si.
Ao todo, somam-se três conceitos: o ciclo de vida, os processos e as áreas de conhecimento associadas necessárias para a execução da obra.
Por ter essa característica complementar e ampla, essa técnica pode ser usada e aplicada em diversos tipos de planejamento.
Com ele, a gestão de projetos se torna mais integrada, os custos podem ser melhor planejados, o tempo melhor estimado, os recursos humanos podem ser distribuídos de forma mais assertiva, etc.
Além disso, o PMBOK acrescenta mais segurança ao canteiro de obras, trás práticas mais sustentáveis ao local de trabalho, maior controle financeiro de um modo geral e um gerenciamento maior dos pleitos.
Cronograma
Este já é um elemento mais conhecido deste conceito, em que o seu objetivo principal dentro do planejamento de projetos e execução de obras é promover uma maior organização das diferentes fases que ele possui.
Essa é uma ferramenta valiosa e poderosa para otimizar o tempo dentro da construção civil, onde os prazos são muito importantes e alvos constantes de reclamação por parte das construtoras e dos seus clientes.
Nesse documento, são detalhados todos os serviços necessários para a conclusão da obra como um todo, enumerando cada duração de etapa, material usado e quantidade de mão de obra necessária em cada momento.
Para fazer a sua gestão, chame a TDGI
Como vimos neste artigo, a gestão de projetos é algo muito complexo de ser feito, mas também extremamente importante.
É vital contar com uma empresa parceira, experiente e com profissionais qualificados para te auxiliar em todo esse processo. Por isso, te apresentamos a TDGI.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado, nós temos equipes treinadas para te ajudar em sua obra, desde o seu planejamento até a entrega, com a nossa solução de Gestão de Espaços e Obras (GEO).